Marketing viral
O conceito de viral já é antigo e consiste em passar adiante uma mensagem que “contamine” o receptor e o faça simplesmente passar a mesma mensagem adiante ou fazer isso em conjunto a outras ações.
Hoje em dia a ideia, ou melhor, a fórmula que temos com o marketing viral é de passar tal mensagem através de redes sociais e blogs. Parece simples, mas depende de uma boa estratégia e conhecimento dos meios digitais que serão aplicados na ação. Primeiramente, você deve conhecer a rede social que irá utilizar, pois trabalhar com o Orkut é completamente diferente de trabalhar com o Twitter, a começar pelo próprio usuário, denominado Target.
Claro que não existe uma fórmula correta como 2+2=4, mas se estudarmos as redes separadamente e aplicarmos criatividade, conseguiremos realizar uma ação assertiva. Segundo é saber explorar corretamente as ações em blogs, principalmente com relação à abordagem dos autores, já que os blogueiros não gostam de ser obrigados por outras pessoas a participar ou escrever sobre a ação.
Dessa forma, vemos então que a ferramenta de marketing viral é fantástica e traz a marca excelentes resultados, porém deve-se tomar cuidado para que o feitiço não vire contra o feiticeiro.
O vídeo, hotsite ou qualquer outra forma utilizada deve ter conteúdo interessante, criativo ou engraçado para que se tenha relevância para o Target e ele envie para sua própria rede de contatos.
BlendTec
A BlendTec é uma empresa que fornece diferentes tipos de liquidificadores, desde os mais simples até os mais poderosos. Começou com foco no uso industrial, mas de acordo com a empresa, surgiam muitos pedidos para o uso residencial, levando a empresa a criar uma linha voltada para o uso doméstico.
Os vídeos que tomaram conta do Youtube passam de 140 Milhões de visualizações, contando apenas as visualizações ligadas ao canal Blendtec. Este número de visualizações é o suficiente para garantir à empresa, atualmente, a posição de 37º