Marketing Verde
MARKETING VERDE
RODRIGO M. PALLOS
SÃO PAULO
2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
A preocupação dos seres humanos com o meio ambiente está em constante crescimento e a sociedade adota cada vez mais uma postura ética, afetando diretamente nas estratégias competitivas das organizações e causando nas mesmas uma preocupação maior com a responsabilidade social.
A sustentabilidade, a responsabilidade social, a preocupação com o meio ambiente, a redução do impacto ambiental e as estratégias da organização deixam de ter o objetivo de conquistar os clientes e começam a ser os fatores fundamentais para que o mercado consumidor possa ter sua empresa como possível opção de escolha, ou seja, a empresa depende de todos esses fatores para que seja aceitável pela sociedade, pois do contrário ela será rejeitada, recusada e conseqüentemente não ira sobreviver.
O Marketing Verde surge então como uma ferramenta para que a área de marketing da organização consiga sustentar todas as estratégias, utilizando como base a visão que o consumidor terá das ações e conseqüências da empresa em relação ao mundo em que vive.
2. MEIO AMBIENTE
Tudo que está presente na natureza é utilizado pelo homem desde os tempos primitivos, quando se começa a fabricar as primeiras ferramentas já se percebe o uso dos recursos. Boa parte desses recursos segue um ciclo no qual a reposição dos materiais deveria ser constante.
Mas não vivemos mais essa situação, pois a população cresce em progressão geométrica, segundo Thomas Malthus, e como em sua teoria de produção de alimentos, que cresce em progressão aritmética, a tendência de disponibilidade de recursos na natureza é a escassez.
Cada vez mais o uso dos recursos pelas empresas, com a finalidade de transformação em produtos para uso da humanidade, aumenta muito e a reposição desses insumos pela natureza é mais lenta e não acompanha o consumo. Com base nisso e em diversas outras