Marketing serviços
Atividade 1: Levantamento do Setor de Serviços
O setor de serviço representa aproximadamente 58% do PIB. De acordo com estudo, até Julho de 2012, foram registradas cerca de 2,4 milhões de microempreendedores individuais, sendo que 833 mil são do setor de serviços.
Investimentos com a copa 2014, olimpíadas 2016 e obras do PAC 2 impactam positivamente nos serviços, porem, as micro e pequenas empresas do setor tem desafios como melhora na gestão, qualificação da mão de obra e aumentar o número de formalizações, para que passem a ser mais competitivos com as empresas de outros portes.
Segundo o relatório World Investment Report 2011, da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (UNCTAD), o Brasil saltou em 2010 do 15º para o 5º lugar entre os países com o maior investimento estrangeiro direto, com perspectiva de chegar ao 4º lugar até 2013.
Os benefícios da inserção de micro e pequenas empresas de serviço nas cadeias de valor.
Em geral, a relação entre Médias e Grandes Empresas e micro e pequenas empresas que participam de uma cadeia produtiva gera resultados positivos para ambas as partes, propiciando o desenvolvimento sustentável na região em que atuam. Sob a ótica das micro e pequenas empresas as vantagens são evidentes:
1. Crescimento sustentável do seu negócio;
2. Incentivo para a inovação;
3. Maior produtividade com o aprimoramento dos processos;
4. Geração de mais empregos;
5. Aumento da competitividade.
O fato é que as empresas de serviço, inclusive as micro e pequenas empresas, encontram atualmente muitas formas e oportunidades para se inserir nas diversas cadeias de valor ou de suprimento. No entanto, é natural que haja a necessidade de ajustar necessidades e exigências mútuas de micro e pequenas empresas e médias e grandes empresas, decorrente das diferenças de portes. A solução passa por alguns fatores como desafios competitivos:
1. Melhor gestão da governança, o protagonismo local, a