Marketing Político
INTRODUÇÃO
O ano de 1989 foi muito importante para a história política do Brasil. Depois de vinte e um anos de ditadura militar e cinco anos de mandato do presidente Jose Sarney, eleito pelo colégio eleitoral, o pais passa a ter sua primeira eleição presidencial desde 1962. Milhões de brasileiros estavam, finalmente, tendo a oportunidade de eleger o seu presidente depois de mais de vinte e cinco anos de ditadura militar.
O objetivo desde trabalho é o de analisar a utilização de marketing político na campanha de Fernando Collor a presidência da republica como fator inovador- a primeira experiência concreta de uso do marketing político em campanha eleitoral no apis , e ao mesmo tempo, fator diferenciador, ao distinguir sua campanha, trabalha profissionalmente, das campanhas dos demais candidatos fato que contribui, decisivamente, para a sua vitoria.
OBJETIVO DO MARKETING POLÍTICO
O marketing político é uma abordagem largamente utilizada em varias partes do mundo. Nos países mais avançados e de tradição democrática esta pratica já está consagrada e incorpora o trabalho de organização e de profissionais especializadas em opinião publica, imagem e gerenciamento de campanhas políticas. Também definida como arte de formar e comunicar com eleitor, orientar, direcionar as ideias do partido, candidato e governo, em função da necessidade que se detectam. É definir o seu publico e satisfazê-los.
Como pratica profissional o marketing político chega ao Brasil no final de década de oitenta e adquire grande importância no país com a eleição presidencial de 1989. Nela o então candidato, Fernando Collor de Mello, apresentou uma campanha inovadora ao utilizar, de forma abundante, os recursos de mercadologia. Idéias e práticas de marketing que, anteriormente, eram exclusivas da prática empresarial passaram a ser utilizadas por políticos nas suas campanhas e nos seus governos com o objetivo de melhor se