Marketing Político
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Joana D. Nunes de Moura
Luciana Costa de Abreu
Iuri Lopes
Cristiane Fortes
Carina Moura
Marketing (CMA0022) – Prática
Prof. Tiago César Carvalho
21-11-2013
Por que?
É impossível pensar em eleições, nos dias de hoje, sem pensar numa estrutura de marketing atuando em todos os segmentos do eleitorado. Propaganda eleitoral deixou de ser apenas o ato de imprimir alguns milhares de folhetos coloridos e pichar os muros da cidade com o nome do candidato.
Comparando com campanhas de produtos/serviços :
De um lado está o produto/serviço x do outro, o mercado consumidor .
Na campanha eleitoral, de um lado o candidato e do outro os eleitores. O que é?
O que é?
O marketing político é um conjunto de técnicas e procedimentos que tem como objetivos adequar um candidato/candidata ao seu eleitorado potencial, procurando fazê-lo, num primeiro momento, conhecido do maior número de eleitores possível e, em seguida, mostrando o diferente de seus adversários, obviamente melhor posicionado. Marketing Politico x Marketing Eleitoral
Marketing político
O marketing político está relacionado com a formação da imagem em longo prazo. É utilizado não apenas por políticos, mas também por qualquer pessoa que deseje projetar-se publicamente.
Empresários, sindicalistas, apresentadores de televisão, dirigentes de clubes de futebol são alguns exemplos.
Marketing eleitoral
O marketing eleitoral está relacionado com a formação da imagem em curto prazo. Estratégia e tática são montadas de tal forma que no momento da eleição o candidato possua o maior número de votos possível, e cumpra seus objetivos. O fator crucial é o tempo.
Estratégias de marketing político
Identificação de oportunidade
Para iniciar uma carreira ou função política é preciso considerar o preço, o alto preço, cobrado a todos quantos abrem sua vida privada para se tornarem uma personalidade pública,