Marketing politico
Disciplina Marketing Politico
“O PAPEL DA INVESTIGAÇÃO NO SISTEMA DE MARKETING POLÍTICO” e “SISTEMA DE MARKETING POLÍTICO VERSUS SISTEMA DE MARKETING DE UM PRODUTO DE GRANDE CONSUMO”
Discente
Maria Alexandrina Duarte Marques N.º
Lisboa, Janeiro de 2008
“O PAPEL DA INVESTIGAÇÃO NO SISTEMA DE MARKETING POLÍTICO”
Introdução
O Marketing Politico cada vez mais tem vindo a consolidar-se como peça fundamental, no processo eleitoral. As técnicas e conceitos utilizados, cada vez mais modernos e eficazes, garantem uma campanha estruturada, marcante e eficiente. As campanhas eleitorais deixaram de ser intuitivas e tornaram-se racionais, os palpites gratuitos deram lugar à pesquisa, os temas principais com determinadas palavras de ordem, aparentemente correctas, mas aleatórias, agora têm origem em slogans com conceito e estratégia.
Conceitualização de Marketing Político
O marketing político surgiu em 1952 e pode-se definir como um conjunto de técnicas e procedimentos cujo objectivo é avaliar os aspectos psicológicos do eleitorado, visando desenvolver estratégias para aumentar a aceitação do candidato junto da população. Basicamente centra-se:
❖ Na imagem dos candidatos, dos partidos políticos e dos respectivos adversários; ❖ Nos aspectos psicológicos dos eleitores; ❖ No acompanhamento de todo o processo eleitoral, intervindo activamente de acordo com os objectivos pretendidos (Figueiredo, 2000).
Segundo Kotler e Kotler (1999), a primeira regra para uma campanha ser eficiente, é reflectir os interesses dos eleitores. Alguns candidatos julgam conhecer as opiniões dos eleitores e acham que investir num estudo de mercado, implica redução no investimento em propaganda. Mas, mesmo que um candidato possa conhecer a maior parte das opiniões dos eleitores, sem pesquisa, não seria capaz de saber a sua importância relativa para os vários grupos, ou a