Marketing no século xxi
Em Um conto de duas cidades, escrito há cem anos, Charles Dickens fez o seguinte comentário acerca da Revolução Francesa: "Foi o melhor dos tempos; foi o pior dos tempos".
Hoje, temos de levantar as mãos para o céu por muitas coisas: os grandes avanços da medicina moderna, a produtividade excepcionalmente alta graças a automação e a mecanizarão, a promessa dos computadores e da Internet, o acelerado crescimento do comercio global e o fim da Guerra Fria. Nos dias de hoje, a espécie humana é capaz de eliminar a fome no planeta e de acabar com muitas epidemias. Mas, paralelamente a esses benefícios, persistem problemas aparentemente insolúveis: miséria, conflitos religiosos, degradação do meio ambiente, ditaduras políticas, corrupção, terrorismo e armas de destruição em massa. Líderes que precisam traçar o futuro de suas empresas enfrentam o desafio de encontrar um caminho que seja lógico. As mudanças ocorrem em um ritmo cada vez mais acelerado: hoje não é como ontem e não será como amanhã. Manter a estratégia atual é arriscado, assim como adotar uma nova estratégia.
Há algumas certezas que devem ser observadas. Em primeiro lugar, forças globais continuarão a afetar a vida profissional e pessoal de todos. A atividade fabril se deslocará para locais economicamente mais favoráveis, a não ser que medidas protecionistas impeçam tais deslocamentos, elevando os custos gerais. Em segundo lugar, a tecnologia continuará a avançar e a nos maravilhar. A clonagem da ovelha Dolly foi apenas o começo da revolução biogenética. O projeto Genoma Humano promete conduzir a medicina a novas curas. A Revolução Digital esta lançando chips que tornarão possível a construção de casas inteligentes, a fabricação de carros inteligentes e até a confecção de roupas inteligentes. Estamos no alvorecer de um tempo em que robôs inteligentes farão grande parte de nosso trabalho. Alguns Poderão ate viajar em espaçonaves, ou morar nelas. Em