: Marketing no Ponto de Venda
RESENHA
O texto descreve entre e mostra a importância do design e do merchandising em ações no ponto de venda de forma a diferenciar da concorrência.
Segundo pesquisas realizadas mais da metade das compras são concretizadas dentro do PDV. Desta forma é importante desenvolver estratégias dentro do ponto de venda de forma a atrair cada vez mais clientes, buscando o desejo pela compra dos produtos.
Sendo assim as empresas estão utilizando cada vez mais do design e merchandising dentro do ponto de venda. O design pode oferecer atratividade aos produtos e aliado a tecnologia oferece ao cliente experiências que aumentam a probabilidade de efetivação da compra. Já o merchandising é responsável principalmente pela comunicação dos produtos além da disponibilidade e visibilidade.
A embalagem, os displays, as prateleiras, as ilhas, o materiais gráficos e peça promocional são impulsionadores de vendas dos produtos no ponto de venda, ou seja ganha a atenção do cliente aquele produto que “gritar” mais alto aos olhos e a percepção do mesmo. A localização do produto também interfere e auxilia no processo decisório, um produto que está posicionado na altura olhos do cliente em uma prateleira tem mais probabilidade de venda do que o que está na parte de baixo, por exemplo. Trabalhar os cinco sentidos sensoriais se torna interessante, pois estes desenvolvem na mente do consumidor uma afinidade de emoções, desejos e sentidos com produto, marca, serviço, organização, isso graças a cores, sons, cheiros, visual do PDV e ate mesmo através do contato do produto. Essas ações em conjunto com propagandas e outras ações de marketing são essenciais para que o público chegue ao PDV;
A inserção do cross-merchandising que tem por finalidade cruzar os produtos no ponto de venda que tenham relação direta. Essa ação serve para lembrar o consumidor do produto quando estiver comprando outro