Trade marketing no varejo
Tema: A relevância estratégica do trade marketing no mercado competitivo do varejo
Resumo
O Trade Marketing de uma marca ou produto é a capacitação da força de vendas no ponto de venda, preparando o varejo para que se faça uma venda mais qualificada, com conhecimento mais claro e aprofundada sobre o produto ou serviço comercializado, uma parte importante na estratégia de marketing das organizações que é planejar e maximizar as venda e a diferenciação dos seus produtos e serviços nos pontos de venda. A estratégia de trade marketing orienta o desenvolvimento das relações entre fabricantes, ou prestadores de serviços e os canais de venda, pelo entendimento das necessidades entre marcas e produtos, pontos de venda e consumidores.
Palavras Chave: Trade Marketing - Marca- Consumo- Concorrência.
Introdução
O trade marketing é considerado uma área recente no mercado brasileiro, desenvolvido a partir de mudanças no consumo na última década, sua utilização foi incentivada basicamente por dois fatores: o poder de negociação do varejo influenciando as relações entre fornecedor e canal de vendas e o comportamento do consumidor, que se tornou mais exigente e consciente. Diante desse cenário, o trade marketing surgiu como ferramenta de integração de vendas (selling in) com a função de promover e comunicar o produto ao seu público-alvo (selling out).
Ao longo do tempo, o varejo absorveu conhecimentos acerca dos hábitos e poder de compra dos consumidores e os transformou em ações que convertessem uma visita a uma loja em oportunidade de venda. Um dos grandes desafios dos pequenos e médios varejistas é expor as mercadorias de forma correta e atrativa, uma vez que, segundo dados do site Popai Brasil, “cerca de 80% das decisões de compra ocorrem no ponto de venda”. Tal fato vai muito além de apenas dar atenção a aspectos como visibilidade e acessibilidade das mercadorias, devem- se também