marketing juridico
1. O que é marketing?
A intenção de atender e entender o mercado. (Raimar Richers)
A ciência e a arte de conquistar e manter clientes e desenvolver relacionamentos lucrativos com eles. (Philip Kotler)
2. O que é marketing jurídico?
São todos os esforços estratégicos e comunicacionais para ofertar serviços de qualidade, criados para suprir desejos e necessidades do cliente, utilizando instrumentos de marketing de acordo com o Código de Ética da OAB.
3. Advocacia Moderna
A advocacia não mais se encerra na própria função de advogar e agrega agora também a tarefa de buscar diferencial e competividade, aprendendo a administrar modernamente os recursos do escritório através de um planejamento consciente, visando assim a melhor estratégia de marketing e atendimento a clientes usuais e potenciais. É necessário, portanto, que o advogado comece a acreditar em realidades que já são diferenciais para os escritórios de maior destaque e perceba que a saída para acompanhar as rápidas mudanças na cabeça dos clientes, assim como a ampliação de sua participação no mercado, é a profissionalização de sua gestão em moldes empresariais, adaptando-se às necessidades de demanda, sem nunca esquecer o foco na ética profissional da atividade.
4. Marketing Jurídico Ético
É preciso desmistificar a falsa idéia de que o escritório de advocacia ou advogado não pode fazer publicidade de seus serviços. A OAB não só permite a publicidade dos serviços advocatícios como o faz expressamente no Código de Ética e Disciplina – CED –, o qual possui capítulo especialmente dedicado à Publicidade do advogado. O Provimento 94/2000 da OAB, posteriormente, veio a regulamentar referido capítulo.
CED (Código de Ética e Disciplina).Capítulo IV – “Da Publicidade”. Art. 28. O advogado pode anunciar os seus serviços profissionais, individual ou coletivamente, com discrição e moderação, para finalidade exclusivamente informativa, vedada a divulgação em conjunto com outra