Marketing em tempos de Crise
É VERDADE QUE O MARKETING TEM AS SUAS VANTAGENS: RELEMBRA O CONSUMIDOR DA EXISTÊNCIA DAQUELA MARCA, BEM OU SERVIÇO E DESTACA A EMPRESA FACE AOS SEUS CONCORRENTES.
MAS, QUANDO O MERCADO ESTÁ POUCO RECETIVO A CONSUMIR, SERÁ ESTA UMA OPÇÃO INTELIGENTE?
APOSTAR NO MARKETING NÃO GARANTE O SUCESSO DE UM BEM OU SERVIÇO – E EM TEMPOS DE CRISE O CENÁRIO AGRAVA-SE PERANTE O JÁ BAIXO PODER DE COMPRA.
NO ENTANTO, EXISTEM PRODUTOS QUE BENEFICIAM DAS RECESSÕES ECONÓMICAS... OU NÃO FOSSE A CRISE APENAS PARA ALGUNS!
NO ENTANTO, O SEU SERVIÇO OU BEM FAZ PARTE DE UM MERCADO QUE OSCILA CONSOANTE A MODA, O PODER DE COMPRA E OUTRAS CONSOANTES COMO O PREÇO, FORMAS DE PAGAMENTO QUE GANHAM ESPECIAL IMPACTO EM TEMPOS DE ABRANDAMENTO DO CONSUMO.
E AQUI ENTRA O REAL VALOR DO SEU BEM... O PREÇO DE MARCAS E PRODUTOS VARIA CONSOANTE O VALOR QUE A SOCIEDADE LHES ATRIBUI:
SE É UM BEM RARO
SE É DE LUXO
SE É DE PRIMEIRA NECESSIDADE
SE TEM NOTORIEDADE
SE É DE CONFIANÇA
ETC...
HOJE EM DIA, E CADA VEZ MAIS, A NOTORIEDADE DE UM PRODUTO É CONSEGUIDA ATRAVÉS DE UMA COMUNICAÇÃO EFICAZ DA EMPRESA COM O SEU CONSUMIDOR.
NO ENTANTO, ISTO NÃO SIGNIFICA NECESSARIAMENTE GASTAR BALÚRDIOS EM PUBLICIDADE.
A VERDADE É QUE COMEÇAM A HAVER MARCAS MUITO BEM SUCEDIDAS ÀS QUAIS NÃO ESTÁ ASSOCIADO UM GRANDE INVESTIMENTO DE MARKETING... É O CASO, POR EXEMPLO, DOS GELADOS HAAGEN-DAZS, ZARA, STARBUCKS, ENTRE MUITAS OUTRAS.
CADA VEZ MAIS A PUBLICIDADE DEIXOU DE SER A BASE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA MARCA FORTE.
ISTO PORQUE A RELAÇÃO ENTRE O CUSTO E O BENEFÍCIO NEM SEMPRE É EFICAZ.
O GRANDE DESAFIO AQUI NÃO É O DE INVESTIR FORTEMENTE EM MARKETING MAS SIM O DE CONSEGUIR FIDELIZAR OS CLIENTES... LEVÁ-LOS A COMPRAR!
CRIAR UMA RELAÇÃO DA MARCA OU PRODUTO COM O CLIENTE FINAL; SUSTENTAR A SUA REPUTAÇÃO; DAR-LHE CONFIANÇA...