Historia da loucura
Um Olhar Sobre a Loucura de Foucault Sabrina Camargo
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo apresentar o conceito de loucura desenvolvido por Michel Foucault em seu livro História da Loucura. Descreve-se o fenômeno da loucura desde o Renascimento até a modernidade, mostrando que a maneira de o homem tratá-la foi mudando através dos séculos. Com o advento da Psiquiatria, houve algumas transformações no tratamento fornecido à loucura: o louco não tinha chão, não era dono de seu pensamento, de sua cidadania, de sua identidade, nem tampouco de seu comportamento. A metodologia escolhida foi a epistemológica, realizando-se, dessa forma, uma leitura detalhada das idéias do autor. Considera-se uma pesquisa de suma importância devido ao valor que se tem dado à loucura e aos inúmeros estudos acerca de suas manifestações.
Palavras-chave Loucura, epistemologia, Renascimento, modernidade, Psiquiatria, exclusão.
Este trabalho tem por objetivo apresentar o conceito de loucura desenvolvido por Michel Foucault em seu livro História da Loucura. O tema escolhido surgiu de uma coincidência a partir de visitas em hospitais psiquiátricos e da leitura da obra de Foucault. A metodologia escolhida foi a epistemológica, realizando-se, dessa forma, uma leitura detalhada das idéias do autor. Cabe ressaltar que, além da leitura de História da Loucura, ainda foi utilizado um fragmento do autor Isaías Pessotti extraído de seu livro O Século dos Manicômios,* por apresentar uma forte relação com o tema abordado.
Por ser uma pesquisa epistemológica, não houve o desenvolvimento empírico, bem como trabalhos de campo e de laboratório. Considera-se uma pesquisa de suma importância manifestações, sobretudo porque demonstra que loucura não é categoria científica neutra
Um estudo epistemológico sobre o conceito de loucura, segundo Michel Foucault
devido ao valor que se tem dado à loucura e aos inúmeros estudos acerca de suas
Em seu