Marketing na crise
Este artigo tem como finalidade a pesquisa e avaliação do impacto da atual crise econômica mundial analisando o contexto econômico brasileiro, das maneiras de como se enfrentar esta crise sem dificuldades e expor esse momento onde o mais importante são as inovações dentro da área de marketing das empresas e marcas, propondo uma nova visão mundial e crítica sobre a crise e seus impactos.
PALAVRAS-CHAVE: Crise econômica mundial 2009, marketing, empresas e marcas.
This article is based on research of impact assessment of the current global economic crisis and analyze the Brazilian economy, the ways of how to address this crisis without problems and then explain what’s the importance of the innovations in the field of business marketing and brands, offering a new world view and critique on the crisis and its impacts.
KEYWORDS: world economic crisis in 2009, marketing, business and brands.
INTRODUÇÃO
O presente artigo trata da crise econômica mundial e as ações de marketing desenvolvidas pelas empresas e marcas no cenário econômico brasileiro. Mediante a atual conjuntura econômica, as empresas tem se posicionado de forma retroativa em relação aos investimentos na área de marketing, devido à retração do mercado, diminuição de vendas, perda de retorno, entre outras dificuldades, que fazem com que as empresas não abram espaço para inovações, não apenas o novo, mais referindo-se também ao velho, na junção do que se torna estratégias para que se preparem e procurem diferentes. Devido a esses fatos procuramos responder se a partir desse novo cenário econômico é possível uma empresa criar, inovar e obter novas estratégias para render bons negócios, serviços, produtos ou solidificar sua marca?
Pretendemos com este artigo comparar através de estudos específicos na área de marketing, a possível reversão e superação dos problemas mediante a crise. E