Marketing em Saúde
Mas a minha experiência professional de mais de quinze anos visitando centenas de hosptiais em todo o Brasil e outros paises digo que, hospitais, centros de medicina diagnóstica e demais instituições de saúde são empresas e o marketing faz e deve fazer parte da sua estrutura organizacional, por isso, há lugar sim de destaque para profissionais dessa área.
De uns anos para cá, os grandes hospitais trouxeram importantes executivos de outros setores para sua administração e com eles veio a cultura do marketing hospitalar, destaque para o Hospital . Aos poucos os profissionais da saúde estão tomando consciência da grande importância do marketing e como ele pode adaptar-se ao seu mercado. E as grandes organizações de saúde estão destacando-se em termos de marketing, com certificações que atestam sua excelência e qualidade no atendimento como a ONA e a Joint Commission International (JCI).
Um dos grandes especilistas em marketing de saúde do Brasil o Dr. Edgar Luna o define como “o conjunto de estratégias que permite identificar as necessidades de saúde, conforto, bem-estar e qualidade de vida do cliente-paciente, satisfazendo-as através de um atendimento humanizado, com segurança e qualidade, criando dessa forma, valor para a organização e novas oportunidades” podemos dizer firmemente que o marketing nessa área deve ser antes de tudo, ético, estratégico e humano.
Pensando nessa definição, o objetivo de um departamento de marketing em um hospital, por exemplo, é identificar as necessidades dos clientes da instituição, dando