Marketing- definições gerais
Trabalho baseado no texto "A Palestra dos Bispos”, do autor Periscinotto, Alex. Os conceitos encontrados no texto foram definidos segundo o livro Marketing Contemporâneo de Boone, E. Louis e Kurtz, L. David.
Veículos de comunicação em massa: é parte do marketing interativo. O marketing interativo é a relação vendedor-cliente, em que o último controla a quantidade e a qualidade do conteúdo oferecido. Esse controle também ocorre pela mídia, o objetivo principal é a plena satisfação do cliente e atração de novos consumidores. A forma de aproximação que as empresas utilizam pode ser através da internet (banda larga ou sem fio) que permite maior acessibilidade (marketing on-line), e uso do serviço de televisão interativa (ITV) que consiste na apresentação do produto para um publico abrangente pela televisão.
Com o grande aumento do comercio eletrônico, os profissionais do marketing utilizam três métodos on-line para comercializar determinado produto:
Vitrines virtuais para acesso e compra do produto. Essas podem estar organizadas independentes ou em grupos de lojas cibernéticas.
Panfletos interativos onde são expostas as informações da empresa e do produto.
Boletins on-line veiculam noticias da empresa.
Além da veiculação on- line há também as mídias de transmissão imprensa. Nessas estão incluídas os jornais, televisão, revistas, outdoor, rádios e mala-direta.
A televisão é um meio barato e que tem grande alcance nacional, por isso essa mídia é muito procurada por empresas de mercado nacional. Hoje as empresas procuram veicular seus anúncios em jogos esportivos, patrocínios corporativos e em forma de spot (filme abreviado sobre o anunciado). Entretanto com a expansão das TVs a cabo, os anúncios estão atingindo determinados grupos de telespectadores, inclusive o público jovem. A TV oferece diversas vantagens como grande cobertura de massa, impacto ao publico, mensagens repetitivas, flexibilidade e prestigio; entretanto pode apresentar