Exercício Sistemas operacionais
Inicialmente é gerenciar tanto a memória primária quanto a secundária, pois nos sistemas multiprogramáveis a gerencia se tornou crítica devido à necessidade de se maximinizar o número de usuários e aplicações utilizando eficientemente o espaço da memória principal.
Mas as principais funções são:
*Reduzir o número de acessos à memória secundária: Como os programas para serem executados precisam ser carregados na memória primária, o tempo de acesso entre elas é diferente, então o sistema operacional junto com o gerente de memória devem buscar reduzir o número de acessos à memória secundária.
* Manter na memória principal o maior número de processos: O maior número de processos permite o compartilhamento de processador e demais recursos computacionais.
* Permitir a execução de programas que sejam maiores que a memória principal:
Isso é possível graças à implementação de uma técnica chamada de overlay e também pela memória virtual.
* Proteger a área de memória ocupada pelo processo: O gerente tem que garantir a alocação certa e proteger as áreas ocupadas por cada processo.
2) Qual a diferença entre fragmentação interna e externa na memória principal?
Na fragmentação interna os programas não preenchem totalmente as partições onde são carregadas, deixando área de memória livre, já na externa foi eliminada o conceito de partições de tamanhos fixos, quer dizer cada programa utilizaria o espaço necessário, mas quando os programas terminavam a execução eram liberados espaços cada vez menores na memória, não permitindo o ingresso de novos programas.
3) Um sistema de multiprogramação por partição dinâmica usa uma lista de memória livre para rastrear memória disponível. A lista corrente contém entradas de 190 KB, 350 KB, 400 KB, 750 KB e 200 KB. O sistema recebe requisições para 215 KB, 171 KB, 86 KB e 411 KB, nesta ordem. Descreva o conteúdo