anorexia e bulimia
Campos JGSC, Haack A
Anorexia e bulimia: aspectos clínicos e drogas habitualmente usadas
Artigo de Revisão
Anorexia e bulimia: aspectos clínicos e drogas habitualmente usadas no seu tratamento medicamentoso
Anorexia and bulimia: clinical aspects and usually used in drug treatment
RESUMO
José Gustavo Sousa Carneiro de Campos¹
Adriana Haack²
¹Curso de Farmácia da Universidade
Paulista-UNIP, Campus Brasília, BrasíliaDF, Brasil.
²Curso de Nutrição da Universidade
Paulista-UNIP, Campus Brasília, BrasíliaDF, Brasil.
Correspondência
Adriana Haack
SHIGS 715 Bloco A casa 87. Asa sul,
Brasilia-DF. 70000-000, Brasil. adrianahaack@hotmail.com Recebido em26/dezembro/2012
Aprovado em 20/março/2013
Introdução: Os transtornos alimentares são doenças que afetam preferencialmente o sexo feminino com fragilidade emocional e no seu tratamento são utilizados fármacos antidepressivos, entre outros.
Objetivo: abordar os transtornos alimentares, anorexia e bulimia, e o seu tratamento medicamentoso.
Métodos: trata-se de uma revisão de literatura cientifica onde foram utilizados artigos indexados nas bases de dados Medline, Lilacs, SciELO, com os descritores: bulimia, transtornos alimentares,imagem corporal nos idiomas português, inglês e espanhol, publicados entre 1995 e 2012.
Resultados: Os transtornos alimentares tais como anorexia nervosa e bulimia são quadros psiquiátricos que mostram desordens psicológicas, excesso de atividade física e distorções da imagem corporal com consequências indesejáveis. Tanto na anorexia quanto na bulimia, os pacientes apresentam perda de peso intensa e rápida. Alguns destes comportamentos envolvem a indução forçada do vômito, o uso de laxantes, o uso excessivo de cafeína e/ou dietas inadequadas.
Conclusão: Pode-se concluir a partir do levantamento em artigos científicos que pacientes com transtornos alimentares apresentam uma série de pensamentos e emoções desadaptativas e os fármacos habitualmente