Marketing de serviços
[pic]
A Fundação da Cidade de São Paulo
Avenida Paulista - 1902 - Acervo Instituto Moreira Salles
1. FUNDADORES DA CIDADE DE SÃO PAULO
-Manuel da Nóbrega veio de Portugal, era padre.
- José de Anchieta veio da Espanha, era padre.
Eles vieram para o Brasil para o Brasil para catequizar os índios.
O momento da fundação foi a missa realizada na colina pelo padre
Manuel de Paiva.
2. Localização geográfica:
A população de São Paulo de Piratininga surgiu em 25 de janeiro de
1554 com a construção de um colégio jesuíta por doze padres, no alto de uma coluna escarpada entre os rios Anhangabaú e Tamanduateí.
Tal colégio, que funcionava num barracão feito de taipa de pilão, tinha por finalidade, a catequese dos índios que viviam na região do planalto de Piratininga.
O nome São Paulo foi escolhido porque o dia da fundação do colégio foi 25 de janeiro, mesmo dia no qual a Igreja Católica celebra a conver são do apóstolo Paulo de Tarso.
Curiosamente o Padre José de Anchieta em carta à Companhia de Jesus informa que:
“ A 25 de janeiro do Ano do Senhor de 1554 celebramos, em paupérimo e estreitíssima casinha, a primeira missa, no dia da conversão do Apóstolo São Paulo, por isso, a ele dedicamos nossa casa”.
Viviam índios,jesuítas e europeus.
3.A fundação de São Paulo insere-se no processo de ocupação e exploração das terras americanas pelos portugueses, a partir do século XVI. Inicialmente, os colonizadores fundaram a Vila de Santo André da Borda do Campo (1553), constantemente ameaçada pelos povos indígenas da região. Nessa época, um grupo de padres da Companhia de Jesus, da qual faziam parte José de Anchieta e Manoel da Nóbrega, escalaram a serra do mar chegando ao planalto de Piratininga onde encontraram "ares frios e temperados como os de Espanha" e "uma terra mui sadia, fresca e de boas águas". Do ponto de vista da segurança, a localização topográfica de São Paulo era perfeita: situava-se numa colina alta e plana, cercada por