Marketing de serviços
“Uma das principais tendências da economia mundial é o crescimento rápido do setor de serviços. Mais de um quarto de todo comercio internacional deve-se a eles. As empresas de serviços correspondem a mais de 30% de todas as exportações americanas” (SIQUEIRA, 2005, p.72).
Segundo Lovelook e Wright (2001, apud SIQUEIRA, 2005, p.73), existem fatores que são responsáveis pelas mudanças na administração de serviços:
* Inovações tecnológicas: * Internacionalização e globalização * Privatização de alguns serviços públicos e sem fins lucrativos * Mudanças dos padrões da regulamentação governamental * Crescimento de cadeias de serviço e redes de franquia * Pressões para melhoria da produtividade * O movimento pela qualidade dos serviços * Expansão das empresas de locação * Necessidade de organizações públicas e sem fins lucrativos de gerar novas fontes de receitas.
“Deve-se incluir também como motivo de uma maior procura pelo marketing de serviços o desenvolvimento do franchising, que permite a disseminação de processos e técnicas de administração e marketing por especialistas que endossam negócios bem- sucedidos”. LAS CASAS, (2010 p.15)
O presente trabalho tratará da importância do marketing voltado ao setor de serviços, um setor que teve grande crescimento nestes últimos anos, e que envolve inúmeros ramos de atividades com grande importância para a economia do país. Inicialmente abordaremos conceito de marketing, o papel e a importância do marketing no setor de serviços, e por final os tipos de serviços.
2 CONCEITOS DE MARKETING
Marketing pode ser definido como:
“a área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes às relações de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, visando alcançar determinados objetivos da organização ou individuo e considerando sempre o meio ambiente de atuação e o impacto que estas relações causam no bem- estar da