marketing de servicos
Exemplo: “1 ano de garantia”, “garantia até a Copa do ano tal”, os respectivos fabricantes, possui garantia vitalícia. Essa é a chamada garantia contatual, isto é, uma garantia facultativa, concedida deliberadamente pelos fornecedores aos consumidores, como instrumento de afirmação da qualidade dos bens colocados no mercado de consumo.
Todavia, em que pese a existência dessa garantia denominada contratual, é necessário esclarecer que o consumidor possui a seu favor a garantia legal.
A garantia legal é obrigatória e inderrogável, sendo imposta aos fornecedores por força da sistemática do Código de Proteçâo e Defesa do Consumidor (Lei nº. 8.078/90).
Agora é lei: as lojas não podem mais forçar a compra da garantia estendida
16/02/2014 - por Belisa Rotondi
Agora-é-lei-as-lojas-não-podem-mais-forçar-a-compra-da-garantia-estendidaSe você já foi obrigado a pagar a garantia estendida de um produto para poder fechar a compra, saiba que isso não deve mais acontecer. O governo proibiu as lojas de forçarem o pagamento desta garantia.
O que muda
A partir de agora, o comércio é obrigado a deixar o consumidor escolher entre pagar a mais para ter mais tempo de garantia ou ficar apenas com a garantia de fábrica do produto – que deixa a compra mais barata.
Além disso, quem escolher a garantia estendida e se arrepender em até sete dias, pode cancelar o serviço (o que também vale para as compras virtuais!). E se a loja não quiser seguir a lei, você pode fazer uma denúncia em um órgão de defesa do consumidor.
Lembre-se: a maioria dos produtos tem a garantia de fábrica. A garantia estendida que as lojas oferecem aumenta o prazo para trocas e consertos, mas isso tem um custo. Então, pense bem antes de optar por esse serviço porque em muitos casos você não precisará dele.