Marketing de Relacionamento
Integrantes:
José Wilson Costa
Walmario Costa
Paulo Henrique Mendes
Janderson Lima
Ismael Oliveira
Benjamin Silva
Introdução
A globalização dos mercados e a constante evolução tecnológica estão proporcionando cada vez mais a diversificação dos produtos e serviços com o objetivo de se diferenciarem.
Os clientes estão mais exigentes, seletivos e esperam que as empresas façam mais do que informá-los ou satisfazê-los, que possam conquistá-los e até mesmo superar as suas expectativas.
Por isso as empresas mudaram suas perspectivas: diferente de antigamente, onde o foco principal era o produto, atualmente o bem principal de uma empresa são seus clientes. As empresas precisam estar organizadas ao redor deles, focadas em como aprender mais com cada um e fazê-los mais rentáveis.
Não basta oferecer o melhor produto, pois o que vale é a opinião do cliente a respeito do que ele enxerga como melhor. O que importa é satisfazer plenamente às necessidades dos clientes, que estão em constante modificação.
Para se atingir um nível de satisfação adequado, a empresa deve focar nos seguintes pontos:
Flexibilidade da composição dos produtos, serviços, preços, comunicação e distribuição com o objetivo de atender às necessidades e de agregar valor ao relacionamento.
Visibilidade em toda cadeia de negócios desenvolvendo estratégias conjuntas.
Estratégia de vendas e marketing com o objetivo de impulsionar as vendas.
Rigidez na composição dos custos, evitando repassar aumentos desnecessários a mercado, garantindo assim, a lucratividade do negócio.
Outro ponto importante na fidelização é a relação percepção x expectativa:
Percepção menos que a expectativa: Desencantamento. O cliente é mal atendido; enfrenta uma situação pior do que imaginava encontrar.
Percepção igual à expectativa: Normal. Tudo ocorre normalmente, porém é perdida uma oportunidade de encantar o cliente.
Percepção maior que a expectativa: Encantamento. O cliente experimenta