Marketing de Guerrilha
Animal :
Os animais domésticos são pequenos ou grandes animais que podem chegar a ser domesticados pelo homem e, portanto, conviver com eles. Quando pensamos em animais domésticos pensamos em cães, gatos, etc., Os animais de companhia podem ter uma função útil como o cão de guarda ou o gato que caça os roedores, mas há outras que temos apenas como companhia ou entretenimento, como por exemplo os pássaros, que nos oferecem os seus doces e harmoniosos cantos. Normalmente, os animais domésticos possuem um efeito positivo nas pessoa, já que ficamos a vê-los a actuar com atenção e curiosidade.
Experiências com animais
Os testes com animais são experimentos realizados com a utilização de animais a fim de produzir conhecimento científico aos seres humanos,1 como a elaboração de novas drogas, novos métodos cirúrgicos, vacinas, terapia gênica etc. Contudo, a legitimidade de tais testes é polêmica e frequentemente promove embates entre parte da comunidade científica que apoia os teste e grupos de defesa dos direitos animais. Para a indústria de cosméticos, por exemplo, tais testes foram proibidos em toda a União Europeia no ano de 2013.2
Contudo, com a presença cada vez maior de novas formulações farmacêuticas que possuem em sua fórmula medicamentos, essa separação entre cosmético para fins puramente estéticos e cosmético com ação terapêutica fica cada vez mais difícil de ser caracterizada. A exemplo temos os protetores solares que, pela definição de medicamento, que trata profilaxia de melanoma.
Diversos grupos atuam na libertação desses animais, seja por meio da invasão dos laboratórios, como o grupo britânico ALF, seja atuando na divulgação das condições que tais animais são submetidos, como o trabalho do fotógrafo brasileiro Jon Amad.
e violência em manifestações
No mês de outubro passado, um protesto contra a utilização de cães da raça beagle em testes de laboratório obteve grande repercussão em todo o país, por diversos motivos.