Marketing de causas
O marketing de causas é um conjunto de iniciativas empresariais que permite direcionar a capacidade, projetos e capital de uma empresa para gerar lucro e, ao mesmo tempo, o alcance de uma causa específica. Empresas de alimentos podem incentivar os consumidores de seus produtos a comprarem determinados tipos de suplementos, receber “fichas de doação” que, ao serem depositadas em compartimentos instalados nos supermercados, serão convertidos em alimentos doados a comunidades carentes.
Em outro exemplo, a empresa Motorola ajuda as melhores universidades de engenharia a terem o melhor ensino, posteriormente, boa parte de seus formandos se tornam nos melhores engenheiros da empresa. O marketing de causas aliado à filantropia ganhou popularidade nos últimos anos, mas, sem uma educação de mercado, o consumidor pode se sentir útil ao comprar de uma marca que ajuda outras pessoas, mas pode não aprimorar seu comportamento social ou mudar seus hábitos.
Além de planejar e produzir para gerar lucro, as empresas já perceberam nos últimos anos que investir em causas sociais e ambientais, por exemplo, poder estimular o mercado, ajudar a superar problemas e posicionar melhor a marca de um produto, sem perder lucratividade. Nos dias atuais, os consumidores estão se tornando mais criteriosos e preferem pagar um pouco mais pela compra de um produto que respeita a natureza ou que ajuda pessoas mais carentes, produtos de empresas que praticam a responsabilidade social ou socioambiental.
Porém, o planejamento sobre determinada causa deve ser sincero e transparente, não pode ser falso ou somente “oportunista”, deve verdadeiramente posicionar determinado produto no