Marketing de causa
1
Criança Esperança: exemplo do marketing de causas sociais, articulado pelas relações públicas1 Angélica Helena Santini Montes Gallego2 UMESP/ FIB/ FIP Daniel dos Santos Galindo3 UMESP
Resumo O presente trabalho traz um estudo sobre a comunicação mercadológica da Rede Globo, analisada por meio do Projeto Criança Esperança. Teve por objetivo evidenciar a utilização do Marketing de Causas Sociais e dos Instrumentos de Relações Públicas aplicados nesse contexto, que articulam os vários públicos envolvidos no Projeto/Programa e gerenciam todo o fluxo de comunicação do Programa Criança Esperança, promovendo uma ‘engenharia da comunicação’ eficiente e inteligente, capaz de realizar ações sociais em prol da sociedade, além de oferecer entretenimento e credibilidade a ela. Para isso, conta com um processo de sinergia de muitos públicos, no qual todos doam algo e todos ganham, inclusive a Rede Globo, que sai com um saldo positivo de imagem e de lucratividades. Palavras-Chave: Relações Públicas; Comunicação; Marketing; Eventos; Estratégia.
Introdução
Estudos recentes sobre o crescente e acentuado problema social brasileiro nas últimas décadas,
1
Trabalho apresentado ao GT 3- H-RP- Comunicações Livres, do V Congresso Nacional de História da Mídia. 2 Angélica H. Santini M. Gallego é graduada em Com. Social - Habilitação em Relações Públicas pela UNESP- BAURU e Mestre em Comunicação Social pela UMESP. Docente da FIB (Faculdades Integradas de Bauru) e da FIP (Faculdade do Interior Paulista), Diretora de Eventos da APP Bauru e Assessora de Comunicação Integrada de Marketing. 3 Daniel dos Santos Galindo - Graduação: Publicitário- Doutor em comunicação científica e tecnológica pela UMESP- leciona no Programa de mestrado da UMESP, responsável pela linha de pesquisa: Comunicação Integrada de Marketing.