Marketing de Causa
MARKETING DE CAUSA
Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina de Metodologia da Pesquisa em Administração, do 2º período do Curso de Administração do Centro Universitário de Rio Preto.
Orientador: Prof.ª M. Sc. Maura Cristina Frigo
São José do Rio Preto
2014
1. INTRODUÇÃO
Diante do cenário atual dos problemas sociais da humanidade, várias empresas cumprem com seu papel social de ajuda aos necessitados. Criam e colaboram com campanhas arrecadadoras de fundos destinados à instituições e/ou ONGs, afim de atribuírem seriedade à marca e principalmente ganharem a confiança dos consumidores em prol de gerarem mais receita para ela.
Existem vários tipos de campanhas, ela depende do público alvo e de qual objetivo deseja alcançar, podendo ser também de natureza filantrópica. 2. JUSTIFICATIVA
Essa pesquisa contribui para os estudos nas áreas de marketing e sociologia, interligando ambos para fins administrativos e lucrativos, incorporando questões sociais para a valorização da empresa. 3. OBJETIVOS
Geral: Definir e exemplificar o marketing de causa.
Específico: Analisar e compreender as campanhas. 4. METODOLOGIA
O trabalho baseia-se e será conduzido por propagandas, doações e campanhas já feitas, que se administradas com sensatez, os resultados são sempre positivos. Principalmente porque trata-se de assuntos sérios, acarretando grande responsabilidade ao divulgador.
5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O marketing de causa é uma ferramenta do marketing clássica utilizada para promover determinado produto ou serviço, relacionando as contribuições da empresa em prol de determinada causa com a disposição dos clientes para manter transações com essa empresa e, assim, gerar receita para ela. É considerado eficiente do ponto de vista de vendas e reputação, pois atinge tanto as classes mais altas, quanto as mais baixas.
No que tange as práticas de filantropia nas empresas, o marketing de causa destaca-se