Marketing Conceitos
De acordo com Kotabe e Helsen (2000, p.54): “uma tendência que tem longevidade é observável por meio de diversos mercados e atividades de consumo e, consistente em relação a outros indicadores significativos que ocorrem ou emergem ao mesmo tempo”.
Conforme Kotler (1998, p. 144): “egotismo é o desejo de alguém se individualizar por intermédio de posses e experiências”. Dessa forma, as empresas podem utilizar essa oportunidade competitiva para criar e oferecer produtos e serviços personalizados. Temos como exemplo as concessionárias de automóveis, onde o consumidor monta o seu próprio carro, de acordo com as suas necessidades e desejos. Segundo Stevens e outros (2001, p.88): “as tendências e megatendências merecem atenção rigorosa pelas empresas, pois um programa de marketing ou de produto/serviço terá mais sucesso se estiver alinhado com essas fortes tendências, em vez de contrário a elas”. Não podemos esquecer que também uma nova oportunidade de mercado não garante definitivamente sucesso ou viabilidade, tudo irá depender de uma pesquisa de mercado que determinará o potencial lucrativo da determinada oportunidade.
De acordo com Kotler (1998, p. 150): “os profissionais de marketing precisam estar mais conscientes das ameaças e oportunidades associadas às tendências do ambiente natural”. Temos como exemplo dessas tendências a escassez de matéria-prima, custo da energia crescente, níveis altos de poluição e a mudança do papel dos órgãos governamentais em relação à proteção ambiental.
De acordo com Kotabe e Helsen (2000, p.101): “as novas tecnologias proporcionam valor superior na satisfação de