Market Share e Client Share
ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING
PROF. RINALDO MORAES, Administrador, Contador e Economista. PhD.
Discente: _______________________________________
Apoio ao conteúdo 2
Market Share e Client Share
Por Fernando Rebouças
Fonte: http://www.infoescola.com/empresas/market-share-e-client-share/
A partir do texto abaixo, o que podemos depreender dele?
O conceito de market share é a participação de mercado que uma empresa possui em seu segmento ou no segmento de um determinado produto.
Por exemplo, se uma marca de refrigerantes produz e vende 2 milhões de garrafas ao mês num mercado cujo total, considerando todas as marcas concorrentes, é de 10 milhões de garrafas, esta empresa possui um market-share de 20% .
Nas estratégias de marketing, ao avaliar as forças e fraquezas de sua empresa, avalia-se a aceitação de seu produto no mercado que é medido através do market share. Estudiosos em marketing percebendo o crescimento dos mercados e sua focalização em nichos individualizados, afirmam que a tendência do marketing e do planejamento de vendas será a “produção taylor made", ou seja, distribuição individualizada e segmentada.
O produto e serviço será feito e entregue sob medida para determinado cliente considerando a sua personalidade, característica de consumo, localização e traço cultural. Esta tendência causará uma evolução na estruturação do market share, que cederá lugar ao conceito e aplicações do client share.
O cliente share é a parte, o percentual da preferência de cada tipo de consumidor individualmente em relação a determinado produto e serviço. Se um consumidor é atraído por um tipo de celular que oferece games avançados, a Nokia poderá se apresentar como a melhor detentora da melhor configuração de games em celular para este perfil de consumidor. O objetivo será potencializar as vendas perante diversos tipos de consumidores.
Fontes
http://walterlongo.com.br/artigos/Market Share Vs. Client Share.html