Markenting kotler
O canal de marketing existe como meio para que os produtos alcancem suas metas de distribuição e cheguem até os consumidores finais.
O canal de marketing tem como função base buscar reduzir os esforços para a distribuição dos produtos. O fabricante usa de intermediários de vários níveis para que o produto chegue até o consumidor final. O uso ou não e consecutivamente a quantidade de níveis de canais empregados resultarão em pontos positivos e negativos, por isso é fundamental analisar se a metodologia empregada efetivamente é a melhor segundo Philip Kotler os canais devem ser escolhidos de acordo com sua eficiência, facilidade e adaptabilidade.
Primeiramente, é importante ter em mente que dependendo do tamanho do mercado ou da necessidade de sua especialização para a realização da venda, seja em relação a cultura, propagação geográfica, capacidade técnica (profissionais qualificados), custos de todo o processo ou mesmo a empresa não sair do foco (core business). Faz-se fundamental a utilização de distribuidores, atacadistas ou varejistas.
Mas independentemente se a organização possuir um, dois ou dez canais, qualquer problema que ocorrer nestes canais vai prejudicar indiretamente a imagem de todos envolvidos no processo. Por isso nenhum passo quanto às questões primordiais de qualidade devem ser negligenciados. Kotler afirma que as estratégias de marketing são “os princípios amplos pelos quais a empresa espera alcançar uma vantagem sobre a concorrência, tornando-se atraente aos compradores e conquistar a plena exploração de seus recursos” (KOTLER, 1998, p.502).
Os principais motivos na criação de canais de marketing e a busca em focar realmente o negócio da organização, termo conhecido como “core business”, ou mercados com baixo volume que podem sofrer conseqüência de fragmentação ou problemas sazonais.
Não afirmando que o processo de venda deve ser negligenciado pelo fabricante, mas em alguns segmentos é necessário que a empresa