mario
Amostra I
Foram colocados no tubo de ensaio 0,5 mL da substância desconhecida 1, e em seguida foram acrescentados 5 mL de água, ao agitar a solução pode-se comprovar que a substância diluiu-se totalmente em água. Seguindo o fluxograma, foram colocados novamente 0,5 mL da substância 1, e dessa vez, foram adicionados 5 mL de éter, as substâncias se misturaram, e pode-se comprovar que a amostra 1 faz parte do grupo 1 ( compostos de baixa massa molar, geralmente compostos monofuncionais, com 5 átomos de carbono ou menos).
Propanol
Amostra II
Foram colocados 0,2 g da amostra 2 no tubo de ensaio e adicionados a ele, 5 mL de água, após agitar conclui-se que a substância desconhecida era solúvel em água. Na segunda parte do processo, foram colocados 5 mL de éter, mas só que não ocorreu a dissolução da amostra. Pode-se concluir que a amostra pertence ao grupo 2, no entanto sendo o............
Amostra III
Foram adicionados ao tubo de ensaio 0,24 g da amostra 3, logo depois foram adicionados 5 mL de água, ao agitar pode-se constatar que a substância foi insolúvel em água. Repetiu-se o procedimento, mas desta vez acrescentando 5 mL de NaOH, podd-se notar que o composto não se misturavam.
Em seguida, repitiu-se novamente o processo adicionando 5 mL de HCl, não houve a mistura por completo.
Por fim, foram colocados 5 mL de H2SO4, a substância também não se dissolveu em ácido.
Amostra 4 g
Amostra 5
Foram adicionados ao tubo de ensaio 0,5 mL da amostra 5, logo depois foram adicionados 5 mL de água, ao agitar pode-se constatar que a substância foi insolúvel em água. Repetiu-se o procedimento, mas desta vez acrescentando 5 mL de NaOH, podd-se notar que o composto não se misturavam.
Em seguida, repitiu-se novamente o processo adicionando 5 mL de HCl, não houve a mistura por completo.
Por fim, foram colocados 5 mL de H2SO4, a substância também não se dissolveu em ácido.
Amostra 6 mL
Amostra 7
Foram adicionados ao tubo de ensaio 0,5 mL da amostra 7, em