Que Mario?
Mario é retratado como um encanador italiano baixinho e rechonchudo que reside no Reino dos Cogumelos. Ele repetidamente tem a missão de resgatar a Princesa Peach, do vilão Bowser e impedir seus diversos planos de destruir e dominar o reino. Mario também tem outros inimigos ou rivais, incluindo Donkey Kong e Wario. Desde 1995, Mario é dublado por Charles Martinet.[1]
Como mascote da Nintendo, Mario é o personagem mais famoso da história dos videogames e a sua imagem está sempre associada com seus jogos. Até os dias de hoje, os jogos estrelados pelo personagem já venderam mais de 520 milhões de unidades no mundo inteiro[2] .
Índice [esconder]
1 Conceito e criação
2 Aparência
3 Ver também
4 Referências
5 Ligações externas
Conceito e criação[editar | editar código-fonte]
Visto em seu chapéu, o emblema de Mario o representa em muitas interfaces de vários dos jogos em que ele já apareceu.
Em 1981, Ikegami Tsushinki estava desenvolvendo, a serviço da Nintendo, o jogo Popeye. O jogo foi escrito, mas logo depois a Nintendo perdeu os direitos do personagem Popeye. Shigeru Miyamoto foi então solicitado para projetar um novo jogo baseado em suas próprias ideias. O resultado foi Donkey Kong, estrelando um personagem substituto de Popeye chamado "Jumpman" (que basicamente pulava de nível em nível, daí o nome) que tentava resgatar a namorada Pauline, substituta de Olívia Palito, do gorila Donkey Kong (substituto de Brutus).