Ferraz de Vasconcelos
Aspecto geral Ferraz de Vasconcelos é um dos 39 municípios da Grande São Paulo, e com um dos PIB's mais baixos desta região, é reconhecidamente uma cidade dormitório, contando com uma densidade demográfica elevada. Da época da introdução da Uva Itália no Brasil, com grandes produtores em Ferraz e na região (Poá e Suzano), só restou poucos produtores que abastecem o comércio local. A Festa da Uva Itália, que acontecia anualmente de 1962, foi desfocada com a redução da produção, a não realização do evento em alguns anos, a concorrência com Jundiaí, e a realização de grandes shows, ao invés de haver a comercialização de uvas que acabara de ser colhida, como feito na década de 1960.
Por causa da baixa atividade econômica, grande parte da população desloca-se diariamente em transporte de grande capacidade (trens da CPTM) para trabalhar em outros municípios do Alto Tietê, e principalmente no município de São Paulo.
Por ser um dos municípios mais pobres da região metropolitana, Ferraz enfrenta os problemas decorrentes desta constatação, tais como altos índices de violência, baixa infraestrutura viária (poucas avenidas duplicadas e não há rodovias atendendo a cidade), recorrentes da ocupação desordenada que aconteceu em Ferraz de Vasconcelos e nos distritos do extremo leste da capital que fazem divisa com o município. Estes são os desafios que o município tem de enfrentar para melhorar seu índice de Qualidade de vida e o Índice de Desenvolvimento Humano.
Nas últimas décadas Ferraz de Vasconcelos acompanhou o desenvolvimento das outras cidades do estado e conseguiu avanços sociais, especialmente quanto à longevidade.
História
A história da Cidade de Ferraz de Vasconcelos começa com a passagem de tropeiros