Maricato As ideias fora do lugar e o lugar fora das ideias
FACULDADE DE ARQUITETURA, ENGENHARIA E TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO
DISCIPLINA DE PLANEJAMENTO URBANO I
Docente: Alessandra Santos
Discentes: Cindy Satomi Miyagawa Ito, Lumena Besson Bissi e Mayra Liege Wutke
Setembro/2014
RESENHA
A Cidade do Pensamento Único – Desmanchando consensos
As ideias fora do lugar e o lugar fora das ideias – Ermínia Maricato
Erminia Terezinha Menon Maricato, atualmente membro do Conselho de Desenvolvimento Sustentável da Cidade de São Paulo é professora e graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo – USP. No artigo “As idéias fora do lugar e o lugar fora das idéias” (publicado no livro A cidade do pensamento único: desmanchando consensos), Maricato trata de assuntos como legislação urbanística no Brasil e a realidade socioambiental das cidades brasileiras, bem como o crescimento do número de favelas e da violência como conseqüência.
Para a autora, o urbanismo brasileiro se dá através da união do planejamento urbano e do cumprimento/fiscalização da legislação, o que de fato não condiz com a nossa realidade, uma vez que esta se dedica a apenas uma parcela da cidade, vista como cidade legal e a outra parte, a cidade ilegal, é totalmente “esquecida”.
É justamente por conta desse pensamento que surge o título do trabalho: idéias fora do lugar, onde a realidade se difere dos princípios descritos no planejamento, existem regras, mas estas são pensadas e se aplicam a apenas uma parte da cidade, que tem como resultado a desigualdade; lugar fora das idéias, onde as regras não existem, muito menos são pensadas, faz parte da conhecida como cidade ilegal, estas são ignoradas por estudos, debates internacionais e afins para a realização e discussão de políticas para o planejamento urbano.
Para Maricato, há muitas razões para a exclusão da cidade ilegal do planejamento, uma vez que esta é funcional: a ilegalidade favorece o mercado imobiliário