maria
Na visita de estudo á Quinta da Regaleira, foi possível observar o Patamar dos deuses, o Poço Iniciático, a Capela da Santíssima Trindade, a Torre da Regaleira, o Palácio, a Gruta da Leda e o Portal dos Guardiães.
Vou falar apenas sobre os pontos que achei mais interessantes e relacionados com a filosofia, que é o caso do Poço Iniciático, da Torre da Regaleira e do Palácio.
No Poço Iniciático vi uma galeria subterrânea com uma escadaria em espiral, constituída por nove patamares, o que pode representar os 9 céus do paraíso, 9 círculos do inferno ou as 9 secções purgatório.
Quando começamos a descer o poço senti como tivesse a descer até as profundezas da terra e nesta caia gotas de água, o que pode significar vida, pois o homem sem ela não consegue sobreviver, interligando estes dois símbolos representantes do poço, dá-nos a ideia de vida e de morte, pois estamos a descer “a profundezas da terra” até ao inferno, paraíso ou purgatório, o que só pode acontecer depois da nossa morte, mas a água indica-nos vida, o que talvez signifique voltar a viver, ou seja, a terra é de onde provem a vida, mas também a sepultura para onde voltará.
No final do poço havia uma gruta labiríntica totalmente escura com partes do chão cobertos de água, que nos dá a ideia de um mundo submerso, para escolhermos o caminho tínhamos que confiar na nossa orientação espiritual e não na visão, pois não conseguíamos ver nada, apenas uma luz ao fundo do túnel. A escolha do caminho certo foi como uma busca pela espiritualidade para mim.
Vimos também a Torre da Regaleira que no seu topo dá a ilusão de encontrarmo-nos no eixo do mundo, o que é bastante irónico, pois uma das saídas do labirinto vai dar á torre e isso contrapõem o mundo subterrâneo com o eixo do mundo.
De seguida, fomos ver o Palácio que é muito lindo e deslumbrante, a parte do palácio que mais gostei foi uma das suas salas em exposição, que era uma biblioteca com espelhos no chão, que no meu ver