GAY LUSSAC
Hoje essa lei é chamada de Lei de Charles e Gay-Lussac ou simplesmente de Lei de Gay-Lussac ou lei volumétrica.
A Lei de Gay-Lussac ou lei volumétrica, publicada em 1808, que define o princípio de que nas mesmas condições de temperatura e pressão, os volumes dos gases participantes de uma reação têm entre si uma relação de números inteiros e pequenos, envolvia a reação entre oxigênio e hidrogênio. Foi a partir desta experiência que seu nome passou a ser usado como unidade de medida de volume de álcool. Expressa em graus Gay-Lussac. Essa lei aborda tanto a Química como a Física com a lei dos gases perfeitos: sob volume constante, a pressão de uma quantidade constante de gás aumenta proporcionalmente com a temperatura.
O aumento do volume é consequência do aumento da agitação das moléculas do gás devido à transferência de energia.
A fórmula que permite calcular este princípio é a seguinte:
P = K T onde: P é a pressão do gás
T é a temperatura do gás (em kelvins) k é uma constante
Isso pode ser visto com um experimento simples: ao colocarmos um balão em um recipiente com água quente, sua temperatura aumentará e seu volume também. Isso é visto pelo enchimento do balão. Já ao ser colocado em um recipiente com água e gelo, ele murchará, ou seja, com a diminuição da temperatura, o volume ocupado pelo gás também diminui.
Uma curiosidade é que Em 1804, a sua paixão pela pesquisa fez com que voasse num balão a quase 4 mil metros de altura afim de estudar as variações de temperatura e pressão e também a composição da atmosfera em elevadas altitudes. Não obteve muito sucesso nas pesquisas mas seu passeio representou um recorde de voo em balão devido à sua altitude, que só foi superado no século seguinte.
P = K T