maria montessori
Maria Montessori 1870-1952
Médica, feminista e educadora nasceu em Chiaravalle, ao norte da Itália, em 31 de agosto de 1870. Pertencente à classe media, embora seus pais quisessem que seguisse a carreira de professora, na infância já demonstrava interesse por matérias cientificas e, por volta dos dez anos, pediu para ser transferida da escola de meninas que freqüentava para uma escola de meninos, pois almejava ser engenheira e precisa aprender mais matemática do que era proposto.
Apesar dos obstáculos encontrados, graduou com distinção, porém, ao ter seu interesse despertado pela Medicina, desistiu do sonho de ser engenheira. Mas para alcançar seu intento, além de enfrentar os pais, teve que superar os regulamentos oficiais que consideravam a atividade como essencialmente masculina. Mesmo assim, foi para Roma, entrou na escola de Medicina em 1892, onde ficou isolada por não poder freqüentar as aulas com os colegas, foi uma aluna tão brilhante que recebeu bolsas de estudos que lhe permitiram se tornar financeiramente independente do pai. Já nessa época, como passou a se interessar por crianças com retardo mental direcionou sua carreira para Psiquiatria.
Em 1896, ao se graduar em Medicina, se tornou a primeira mulher médica da Itália. Em conseqüência, ganhou popularidade, tanto que foi convidada para ser delegada italiana no Congresso Internacional dos Direitos da Mulher em Berlim (Alemanha), onde discursou por igualdades em relação a salário, direitos e possibilidades de estudo.
Voltou para Roma onde passou a assistir uma turma de crianças deficientes mentais. Em pouco tempo, a atividade de observação prática combinada á pesquisa acadêmica, incitou a médica a se dedicar á Pedagogia, Antropologia, Psicologia, em virtude do desejo de reproduzir os mesmos procedimentos com criança que não apresentavam nenhum comprometimento. Essa chance surgiu em 1907, ano em que as autoridades italianas decidiram criar um