PROJETO Vida Ativa PRONTO 2
FACULDADE DE ENGENHARIA
JOÃO MONLEVADE
VIDA ATIVA NA MELHOR IDADE:
A Extensão contra o esquecimento
Equipe Executora:
Orientadora:
Francisca Daniella Andreu Simões Moraes Lage - Mestre
Aluna Bolsista:
Priscilla Pedrosa Morcatti – Graduanda em Engenharia de Minas
Aluna Voluntária:
Adriana Belluzzo – Graduanda em Engenharia de Minas
João Monlevade – MG
Março de 2013
1 JUSTIFICATIVA E SUA RELEVÂNCIA SOCIAL
A Cidade de João Monlevade, localizada em meio industrial, caracteriza-se por possuir grande contingente de aposentados que deixaram sua terra natal, sobrevindos de empresas de grande porte ou não, mas que depois do término da vida profissional não retornaram às suas pequenas cidades de origem. Deste modo, vários grupos de terceira idade foram formados no intuito de amparar tais pessoas contra doenças agravantes e também disponibilizar a elas atividades que retardem maiores incômodos surgidos por intermédio do avanço próprio da idade. Com isso, a doença de Alzheimer é vista como grande causador do declínio nas funções do cérebro tais como: memória pensamento abstrato e orientação de tempo e espaço, entre outras.
Pessoas de terceira idade estão sujeitas a diferentes vulnerabilidades, como doenças e preconceitos. Além disso, muitas delas não compreendem que isto segue a lei natural da vida, já que o ser humano nasce, cresce e envelhece.
Por conseguinte, fomenta-se que o melhor caminho para atender às diversas necessidades de pessoas do grupo etário em questão é o dinamismo, utilizando recursos que possam auxiliar na superação de bloqueios e estimulando a criatividade para, consequentemente, aumentar a qualidade de vida de tais pessoas. Para tanto, é constatado por vias médicas que uma boa dinâmica cerebral desperta não apenas o espírito solidário, tanto quanto a vitória sobre o medo e a solidão, denominados de final da vida entre aqueles que muitas vezes são esquecidos pela sociedade.