A educação a distância, mais focada em pesquisa e colaboração
José Moran
Publicado em FIDALGO, Fernando (Org.). Educação a Distância: Meios, Atores e
Processos. Belo Horizonte: CAED-UFMG, 2013, p. 39-51 www.eca.usp.br/moran Resumo
Na educação a distância predominam os cursos mais focados em conteúdo, principalmente os de massa, mas também encontramos projetos mais inovadores, mais participativos e com metodologias mas ativas, onde os alunos são mais estimulados a pesquisar e desenvolvem atividades mais próximas da sua vida pessoal e profissional.
O papel previsto nos cursos a distância para os alunos ainda é bastante passivo: ler, escutar, compreender e realizar as atividades previstas. Só que eles estão acostumados a pesquisar informalmente em casa, no trabalho e a compartilhar online o que descobrem. Eles gostam de participar, de se envolver e de divulgar o que conhecem.
As instituições precisam estar mais atentas, nos seus projetos pedagógicos a distância, a atender aos diversos estilos de aprendizagem dos alunos, criando atividades de pesquisa que contemplem os mais ativos e também os mais reflexivos; os focados na ação e os que articulam as ideias de forma mais teórica. Palavras-chave: Educação a distância, educação online, pesquisa, colaboração
Abstract
The distance education, more focused in research and collaboration
In distance education, the more content focused courses predominate, particularly the mass ones, but with more innovative and more participatory projects, with more active methodologies, where the students are more stimulated to research and develop activities closer to their personal and professional lives.
1
The role expected for online courses students is still very passive: to read, to listen, to understand and to do the scheduled activities. Now, they informally research at home, at work and to share their findings online. They like to participate, to get involved and disclose what they know.
The