Maria Montessori
Maria Montessori nasceu no ano Unificação Italiana (1870), em momento muito complicado que a Itália atravessava seu sistema capitalista, de miséria e ações criminais.
Uma relação muito marcante naquela época, era entre o Estado e a Igreja por lutas de territórios, politicas e religiosas que só vieram acabar com o Tratado de Latrão.
Com a unificação da Itália e a queda do governo, focou-se no direito de liberdade sustenta o desenvolvimento da educação, da indústria e do comércio.
Em Chiaravalle,Província de Ancona, nasceu a menina que colaborou com suas pesquisas cientificas e um olhar diferente para as crianças que mudaria a educação daquela a época, até nos dias de hoje. Através da sua família que lhe deu apoio para sua formação e no seu papel de defensora de seus princípios, direitos como ser humano e mulher.
Montessori decidiu ser engenheira, estudou em escolas técnicas onde havia meninos em situação de marginalização. Com essas experiências chegou à conclusão que não queria seguir o caminho de engenheira, identificando sua real vocação, de trabalhar com pessoas.
Sua formação pessoal-acadêmica teve muitas conquistas e títulos:
1890 licenciadas na cadeira de físico-matemáticos;
1892 formou-se em Ciências Naturais;
1896 inscreveu-se no curso de Medicina, tornando-se a primeira mulher italiana a ter título de médica;
1896 representou seu país no Congresso Nacional dos Direitos da Mulher em Berlim;
1896 ao voltar a Roma foi convidada a trabalhar com crianças anormais, Clinica Psiquiátrica na Universidade de Roma.
1898 Montessori desenvolveu seu método através do trabalho com crianças anormais apresentando no Congresso Pedagógico de Turim, sendo também convidada pelo Ministro da Instrução Pública.
1898 com os interesses nas áreas de psicologia, a antropologia e a educação, recebeu um titulo de doutora em Ciências Médicas.
Com suas conquistas alcançadas, Montessori desenvolveu um trabalho,