Banco de Dados
Nome:
Orientação a Objetos
Nada mais é que um modelo de projeto orientada a um objeto. É um tipo de inteligência artificial. São ideias básicas da tecnologia.
Classe
O termo classe refere-se à implementação de software de um tipo de objeto. Um tipo de objeto especifica uma família de objetos sem estipular como o tipo e o objeto são implementados. Os tipos de objetos são especificados durante a análise OO. Os tipos de objetos são implementados como módulos enquanto na linguagem orientada a objeto, os tipos de objetos são classificados como classes.
Objeto
Um objeto pode ser real ou abstrato.
Os objetos possuem informações (contém dados) e desempenham ações (possuem funcionalidade).
Qualquer coisa à qual um conceito ou tipo de objeto se aplica – uma instância de um conceito ou tipo de objeto.
Um objeto é uma instância de uma classe.
Herança
É comum haver similaridades entre diferentes classes. Frequentemente, duas ou mais classes irão compartilhar os mesmos atributos e/ou métodos. Como nenhum de nós deseja reescrever várias vezes o mesmo código, seria interessante se algum mecanismo pudesse tirar proveito dessas similaridades. A herança é esse mecanismo. Por intermédio da herança, é possível modelar relacionamentos do tipo "é" ou "é semelhante", o que nos permite reutilizar rotinas e dados já existentes.
Uma subclasse herda as propriedades de sua classe-mãe; uma subclasse herda as propriedades das subclasses e assim por diante. Uma subclasse pode herdar a estrutura de dados e os métodos, ou alguns dos métodos, de sua superclasse. Ela também tem métodos e às vezes, tipos de dados próprios.
Subclasse – uma classe que é um subtipo de uma ou mais classes (denominadas superclasses). Como tal, ela herda todas as características de suas superclasses. Em outras palavras, todas as características de uma classe são reusáveis por suas subclasses. Se a classe B herda de A, então dizemos que B é uma