Maria Montessori
Maria Montessori – Educação para a vida
Duque de Caxias/RJ
Microaula apresentada à disciplina Projeto e Ação Docente II, com o objetivo de levar os leitores à reflexão sobre a prática docente no cotidiano escolar, através do método Montessori.
Duque de Caxias/RJ
2013
Microaula
Maria Montessori
Objetivamos através desta microaula, apresentar aos futuros professores, o método de Maria Montessori e sua aplicação no cotidiano escolar valorizando o desenvolvimento da criança. Para isso se faz necessário saber o significado do método, conceitos, materiais e sua utilização nos dias atuais. Os principais termos utilizados para designar o ato de desenvolver a autonomia do educando, tornando-se também fundamental analisar o papel do educador neste processo em que o mesmo assume a postura de orientador. Desta forma, espera-se oferecer uma leitura mais consciente acerca da importância do encorajamento a liberdade na vida do ser humano, e em especial na vida da criança. Para entender o universo Montessori, é fundamental compreendermos o método e sua criadora Maria Montessori.
I - Biografia e Medicina X Educação.
Nascida a 31 de agosto de 1870 em Chiaravalle no norte da Itália, Maria Tecla Artemisia Montessori rompeu tradições, mostrando-se uma mulher a frente de seu tempo.
Cursou Medicina e em 1886, tornou-se a primeira médica na Itália. Tendo sido proibida de exercer sua profissão, devido ao fato de ser inconcebível uma mulher examinar o corpo nu de um homem, aceitou a posição de médica assistente na Clínica Psiquiátrica da Universidade de Roma. Lá, teve a oportunidade de observar entre os pacientes, crianças com deficiências mentais, de aprendizado ou apenas comportamento difícil por outras razões. Tais crianças, mantidas em quartos lotados, sem brinquedos, muito menos atividades, despertaram em Montessori o interesse na busca por melhores maneiras de educá-los e