Maria Isaura Pereira de Queiroz
Nasceu em São Paulo (SP) em 26 de agosto de 1918. Filha de Maria Moraes Barros Pereira de Queiroz e Manoel Elpídio Pereira de Queiroz, teve cinco irmãos. É sobrinha da primeira deputada federal da história do Brasil, Carlota Pereira de Queiroz, eleita em 1934.
Fez a escola primária e secundária no Instituto de Educação Caetano de Campos, tendo essa experiência marcado a trajetória de Maria Isaura, lembrada durante a outorga do título de professora emérita da USP: “a convivência, durante 15 anos, com colegas de origem socioeconômica muito diversa, tornando vigorosa a constatação de que inteligência, aptidões, dotes de coração não dependem de forma alguma da maior quantidade de bens de fortuna.”
Entrou para o curso de Ciências Sociais da Faculdade Filosofia, Ciências e Letras da USP, em março de 1946, terminando a Licenciatura em 1949. Segundo Maria Isaura, o curso abriu as portas do mundo dos “outros”, que sempre lhe chamara a atenção, e para a possibilidade de ensinar e educar.
Nomeada auxiliar de ensino da Cadeira de Sociologia I, dirigida pelo professor Roger Bastide, na qual trabalhou no período de 1950 a 1955.
Em 1951, obteve bolsa do Governo Francês para cursar a École Pratique des Hautes Études en Sciences Sociales, Universidade de Paris, permanecendo até 1953. Diplomou-se em maio de 1956, com tese aprovada pela banca composta pelos professores Roger Bastide (orientador), Claude Lévi-Strauss e Gabriel Le Bras. Em maio de 1956, regressou ao Brasil, mas continuou seu trabalho na França.
Obteve equivalência de seu diploma em 1960, passando a Professora-Doutora na FFLCH/USP. Em 1963, obteve, nessa Universidade, o título de Professora Livre - Docente, com a aprovação da tese "O Messianismo no Brasil e no Mundo".
Em 1978, em concurso de títulos, elevou-se a Professora-Adjunta em Sociologia, no Departamento de Sociologia da FFLCH/USP, tendo lecionado até 1982, quando se aposentou.
Recebeu os seguintes