Maria Da Penha
Uma mulher que mudou vidas através da sua experiência de vida
Ceará- Fortaleza, em maio de 1983,um casal com 3 filhas chega em casa,(o marido economista e professor universitário; e a mulher farmacêutica e bioquímica com mestragem em parasitologia).Uma mulher que tem um marido que a agride e que agride as suas filhas. Ela pôs as filhas para dormir, foi para a sala assistir TV e foi dormir. De repente ela acorda com um tiro nas costas. As investigações provaram que foi seu marido (Marco Antônio Heredia Maia Viveros ) o autor do crime, mas não acabou por ai. Ela ficou paraplégica e também sofreu um segundo atentado, o marido tentou eletrocutá-la no banheiro de casa. Depois de 19 anos e 6 meses da tentativa de assassinato Maria da Penha Maia Fernandes vê finalmente Heredia (seu agressor) ser preso. Ele cumpriu menos de 1/3 de pena em regime e hoje está em liberdade condicional. Após 23 anos do tiro em suas costas,ela seria homenageada dando seu nome a lei 11.340 assinada pelo então Presidente Lula, em 2006.A lei Maria da Penha que responsabiliza autores de ameaças,agressões,assassinatos, violência domestica, etc. Mas Maria da Penha é uma entre uma multidão de outras mulheres que são submetidas a violência por parte dos namorados, noivos, maridos, amantes, etc. O caso da farmacêutica (Maria da Penha) demonstrou para a opinião pública que a violência doméstica ocorre em qualquer classe social e/ou nível de escolaridade.
A sua história e o seu nome são símbolos para todas as mulheres que têm a esperança de viver uma vida livre da violência e que os seus agressores sejam punidos.
Isso e uma história entre muitas outras de mulheres sendo agredidas (tanto física quanto verbalmente) e mesmo assim continuam de pé, batalhando pelos seus direitos. Porquê não importa o sexo TODOS devem ser respeitados.