Biosseguran A Hospitalar ROBSON RAMOS 2
669 palavras
3 páginas
NITERÓI 17 DE MAIO DE 2015ROBSON LUIZ LAUREANO DE RAMOS
A biossegurança deve ter importância primordial na saúde e segurança nas instalações hospitalares.
Considerando a situação dos hospitais brasileiros, você acha que esses hospitais têm dado a devida importância à questão da biossegurança? Justifique sua resposta
A Norma Regulamentadora 32 (NR 32) é responsável por definir as medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, ou daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde.
Os principais objetivos dos hospitais são as prestações de serviços na área da saúde, com qualidade, eficiência e eficácia. Contudo os ambientes hospitalares são uns dos poucos lugares onde podemos encontrar todos os riscos existentes; temos riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes. Em razão de suas produtividades são considerados complexos e insalubres.
A responsabilidade pelas questões de segurança está necessariamente atrelada aos funcionários e pessoas não autorizadas e não protegidas por EPIs trafegando no local. Cada um deles deve seguir as práticas de segurança no trabalho, através do uso de regras e regulamentos anunciados pelo programa de segurança do hospital (CCIH – Comissão Controle de Infecção Hospitalar).
Causas de acidentes em hospitais:
Entre as principais causas de acidentes, apresentamos um conjunto de fatores como: descuido, imprudência, cansaço físico, corre-corre nos plantões, ter que trabalhar em três ou quatro empregos para sobreviver, falta de esclarecimento sobre biossegurança (educação continuada) para os (as) profissionais, contato direto com a roupa suja, estresse emocional, falta de condições ideais de trabalho para um bom atendimento(medicamentos, exames laboratoriais, recursos humanos), riscos concretos de contaminação, excesso de trabalho, ter que atender os pacientes rapidamente, e a ameaça de privatização de alguns setores do Hospital, contribuindo ainda mais para aumentar a