Maria 2
Os monossacarídeos, ou açúcares simples, consistem de uma única unidade de poliidroxialdeído ou cetona. São compostos sólidos, sem cor, cristalinos e livremente solúveis na água, porém insolúveis (ou pouco solúveis) nos solventes apolares, a maior parte deles tem sabor doce. Segundo MARZZOCO (1999) três são açúcares simples: glicose (6 átomos de C – produzida a partir da fotossíntese), frutose (o açúcar intensamente doce dos frutos, é feita pela redisposição dos átomos em moléculas de glicose) e galactose (açúcar simples que constitui o açúcar do leite - não ocorre livre na natureza e é liberada durante a digestão). As famílias de monossacarídeos incluem as aldoses (grupo carbonila em uma das extremidades da cadeia carbônica) e cetoses (grupo carbonila está em qualquer outra posição). De acordo com o número de átomos de C são divididos em trioses, tetroses, pentoses, hexoses e heptoses. Os monossacarídeos mais importantes são os formados por cinco ou seis átomos de carbono (pentoses e hexoses, respectivamente). Para CISTERNAS (2001) por serem moléculas muito ricas em grupamentos hidroxila (-OH), os monossacarídeos podem ser facilmente desidratados por ação de ácidos fortes concentrados, como o ácido sulfúrico (H2SO4).
O reagente de Benedict, (também chamado de gayder) vendido em farmácias de manipulação, é usado geralmente no lugar da solução de Fehling para detectar excesso de açúcar na urina e diagnosticar uma possível diabetes. Aponta açúcares redutores, nos quais se incluem glicose, galactose, lactose, maltose e manose. De acordo com MARZZOCO (1999) consiste basicamente de uma solução de sulfato cúprico em meio alcalino, e pode ser preparado através do carbonato de sódio, citrato de sódio e sulfato cúprico.
A coloração inicial do reagente de Benedict é azul. Para CISTERNAS (2001) em presença de um agente redutor, após o aquecimento tem-se o aparecimento de coloração castanha opaca e/ou precipitado da mesma coloração.
2 OBJETIVOS
2.1