Atividade III 2 Maria Cl Udia
O que você acha que poderia ter ocorrido se, naquele serviço e nos relacionados, a integralidade estivesse em exercício? Imagine que você é o gestor. Como agir para que outro caso como o de Maria Cláudia não se repita? Descreva a rede e proponha estratégias para produzi-la.
O caso de Maria Cláudia poderia ter outro desfecho, com um prognóstico mais favorável , se ela tivesse acesso aos exames mais complexos e a consulta com a ginecologista.
Acredito que se deva identificar o porquê da não realização dos exames e da não marcação de consulta na ginecologista. As respostas poderiam ser as mais diversas possíveis e em cada uma delas, poderiam ser citadas várias estratégias. Acredito serem mais comuns respostas a essa situação: falta de vagas nas consultas com a ginecologista e falta de cotas para os exames ou não existência de cobertura para realização dos exames mais complexos.
Se há faltas de vagas com especialistas, por exemplo, poderíamos criar/fortalecer protocolos que estabeleçam a quantidade de atendimentos, os critérios e os fluxos de encaminhamentos. Poderíamos contratar novos profissionais, criar parcerias com outras instituições, ou pactuar consultas com outros municípios e com o próprio Estado, para garantir o acesso da população a esses serviços. Caso a cota de exames daquela unidade não esteja cobrindo a demanda, deve-se planejar na melhor forma de sua distribuição entre as outras unidades. Se não há oferta dos exames mais complexos pelo município, deve-se buscar a garantia da realização deles, assumindo a responsabilidade por eles ou pactuando com outros municípios. Poderia ser realizado consórcios intermunicipais, por exemplo.
A logística também poderia ser modificada, com a autorização de exames e a marcação com especialistas descentralizada para as unidades, com o intuito que o usuário saia da unidade com sua consulta marcada e a garantia de realização dos exames.