Marcopolo
A experiência internacional de empresas de países em desenvolvimento é relativamente nova, assim como os estudos sobre o desenvolvimento dessas atividades por esses países e, em particular, pelo Brasil. Esta pesquisa visou contribuir para o conhecimento sobre como as empresas brasileiras se internacionalizam e, para tanto, foi realizado um estudo de caso em profundidade com a Marcopolo S. A., uma organização em estágio avançado de operações internacionais. Apoiando-se em vertentes comportamentais e econômicas da literatura sobre o tema, buscou-se investigar o processo de internacionalização dessa empresa ¿ suas motivações, como ela expandiu seus negócios no exterior, quais foram os principais obstáculos enfrentados e fatores facilitadores do processo. Também se estudou a relação entre internacionalização e resultados financeiros obtidos e a influência de políticas públicas. Atuar em mercados externos foi uma forma de ampliação de mercados e de diversificação de riscos para a empresa e hoje é o foco de sua estratégia de crescimento. O processo se desenvolveu de forma incremental, evoluindo de operações de menor comprometimento e em países mais próximos do Brasil, até a instalação de unidades em mercados mais distantes.
Desenvolvimento
Sim. Pois todo processo de produção da Marcopolo par ater o sucesso e qualidade dos seus produtos engloba o PCP pois é ele que vai decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção assegurando, assim, a execução do que foi previsto no tempo e quantidade certa e com recursos corretos.
Para não perder negocio a Marcopolo pode fazer o acompanhamento da demanda que nada mais é que ajusta a capacidade para refletir asflutuações de demanda.
Sim. Com a ultilizações de tecnicas gerenciais, trabalho em equipe, progamas de qualidade e certificação com essas tecnicas e padrões refletiram na organização do trabalho e o relacionamento com os fornecedores e clientes, deiando o