Metodologia
As pesquisas podem ser classificadas de diferentes maneiras. Mas para que esta classificação seja coerente, é necessário definir previamente o critério adotado para classificação. Assim, é possível estabelecer múltiplos sistemas de classificação e defini-las segundo a área de conhecimentos, a finalidade, o nível de explicação e os métodos adotados.
Segundo a área de conhecimento, trata-se de um sistema importante para definição de políticas de pesquisa e concessão de financiamento. Por essa razão é que em nível nacional adota-se a classificação elaborada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que é a principal agência destinada ao fomento da pesquisa científica e tecnológica e á formação de recursos humanos para a pesquisa no país.
Por finalidade, a classificação das pesquisas é a que estabelece duas grandes categorias. A primeira, pesquisa básica, reúne estudos que tem como propósito preencher uma lacuna no conhecimento. A segunda, pesquisa aplicada, abrange estudos elaborados com a finalidade de resolver problemas identificados no âmbito das sociedades em que os pesquisadores vivem.
As pesquisas segundo seus objetivos mais gerais podem ser classificadas em exploratórias, descritivas e explicativas.
Exploratória tem como propósito proporcionar o problema como visto a torná-lo mais explícito ou a construir hipóteses. Seu planejamento é bastante flexível. Em virtude dessa flexibilidade, torna-se difícil, na maioria dos casos, rotular os estudos exploratórios, mas é possível identificar pesquisas bibliográficas, estudos de caso e mesmo levantamento de campo que podem ser considerados estudos exploratórios.
As pesquisas descritivas têm como objetivo a descrição das características de determinada população. Podem ser descritivas as pesquisas que tem por objetivo levantar as opiniões, atitudes e crenças de uma população. Também são pesquisas descritivas aquelas que visam descobrir a existência de