Marchand
O QUE É MARCHAND ????
Marchand é a terminologia derivada da língua francesa, que identifica o profissional que presta o serviço de representar um artista ou um conjunto deles, perante um Mercado Comercial de Arte. Dentro do Código das Profissões dentro das terminologias empregadas no Direito do Trabalho, tal profissão está determinada como sendo um Agenciador de Obras de Arte, que na verdade seria um tipo de "Corretor Especializado em Arte", com atuação independente ou ligado, e/ou proprietário de uma Galeria de Arte, que intermédia ações de compra, venda, ou permuta.
Este profissional,não tem legitimidade legal para fazer comércio,só prestar serviços dentro do Mercado Comercial, por isto que normalmente é habilitado pelas Prefeituras de cada cidade, no setor de cadastramento de prestadores de serviços municipais.
Alguns marchands(termo usado para o gênero profissional masculino) e marchands(para o gênero feminino), além da representatividade perante às intermediações de obras de arte, promovem, representam, os artistas plásticos e suas obras, como também assessoram compradores, ou futuros compradores de arte em potencial.
É uma profissão atípica, uma atividade mista, que envolve intermediação de comércio e prestação de serviço, que, ainda hoje, não tem qualquer tipo de formação acadêmica específica profissional, tão pouco regulamentação determinante, sindicato ou orgão regulador, desconhecendo-se qualquer notícia sobre cursos profissionalizantes e institucional intensivo, ou algo parecido.
Os profissionais que existem e atuam nesta área no Brasil e no Mundo, são todos autodidatas, muitos nem sequer possuem o segundo grau, e muitos poucos possuem habilitação profissional ligada as prefeituras.
Doutrinariamente existem duas categorias de marchands:
O Marchand Independentes, que funcionam como Profissionais Liberais Autônomos, e os Marchand Galerista, que geralmente são proprietários, e sócios de Espaços Culturais Comerciais,