marcha mundial das mulheres
1. Identificar a instituição a partir do contato da assistente social.
O que é a Marcha Mundial das Mulheres? A Marcha Mundial das Mulheres é um movimento feminista internacional, que surgiu no ano 2000 como uma grande mobilização que reuniu mulheres do mundo todo em uma campanha contra a pobreza e a violência. As ações começaram em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, e terminaram em 17 de outubro, organizadas a partir do chamado “2000 razões para marchar contra a pobreza e a violência sexista”. A inspiração para a criação da Marcha Mundial das Mulheres partiu de uma manifestação realizada em 1995, em Quebec, no Canadá, quando 850 mulheres marcharam 200 quilômetros, pedindo, simbolicamente, “Pão e Rosas”.
Alguns princípios da Marcha Mundial das Mulheres são a organização das mulheres urbanas e rurais a partir da base e as alianças com movimentos sociais. A MMM Defende a visão de que as mulheres são sujeitos ativos na luta pela transformação de suas vidas e que ela está vinculada à necessidade de superar o sistema capitalista patriarcal, racista, homofóbico e destruidor do meio ambiente.
A Marcha busca construir uma perspectiva feminista afirmando o direito à auto-determinação das mulheres e a igualdade como base da nova sociedade que lutam para construir.
Ao seu final, diversas conquistas foram alcançadas, como o aumento do salário mínimo, mais direitos para as mulheres imigrantes e apoio à economia solidária.
2. . Identificar a forma de trabalho: fabril, política social, organização social, etc..
Os movimentos sociais são caracterizados por serem independentes, o que os diferenciam das ongs, que recebem um certo capital do estado para exercer seu movimento. Se caracterizam por serem um grupo organizado que entra em ação com objetivo de alcançar mudanças sociais. Os movimentos sociais buscam alcançar mudanças por meio do embate político e