Marcha Analítica dos Cátions do Grupo l
Análise Sistemática de Cátions do Grupo 1
Disciplina: Química Analítica l
Data: 21 de Fevereiro de 2014
Introdução Teórica
Para fins de análise qualitativa sistemática, os cátions são classificados em cinco grupos, tomando-se por base sua peculiaridade a determinados reagentes. Pelo emprego sistemático desses assim chamados reagentes de grupo (que são específicos de cada grupo), podemos tirar conclusões sobre a presença ou ausência de grupos de cátions e também separar tais conjuntos para uma analise posterior.
Grupo I - Os cátions deste grupo formam ppt com ác. Clorídrico diluído. Os íons deste grupo são: chumbo, mercúrio (I) e prata.
Grupo II - Os cátions deste grupo não reagem com ác.clorídrico, mas formam ppt com ác. Sulfídrico em meio ácido mineral diluído. Os íons desse grupo são: mercúrio (II), cobre, bismuto, cádmio e chumbo.
Grupo III - Os cátions deste grupo não reagem nem com ác. Clorídrico nem com ác. Sulfídrico em meio acido mineral diluído. Todavia formam ppt com sulfeto de amônio em meio neutro amoniacal. Os cátions deste grupo são: cobalto, níquel, ferro (II), ferro (III), cromo, alumínio, zinco e manganês.
Grupo IV - Os cátions deste grupo não reagem nem com reagente do grupo I, nem do II, nem do III. Eles formam ppt com carbonato de amônio na presença de cloreto de amônio em meio neutro ou levemente ácido. Os cátions desse grupo são: magnésio, potássio, sódio, bário e cálcio.
Grupo l - Composto pelos cátions Ag+, Hg22+e Pb2+. Também conhecido como grupo da prata ou grupo do cloreto insolúvel, recebe esta nomenclatura pelo fato de, para sua detecção, a solução ser reagida com HCl diluído e em excesso, para que ocorra a precipitação de tais cátions na forma de cloretos. A escolha do HCl como agente precipitante deve-se ao fato de tal reagente não introduzir novos cátions à solução.
Cátions de Cu(l), Au(l) e Tl(l) também formam cloretos